Pular para o conteúdo principal

Abertas inscrições do Enem, que passa a valer para entrar na UFTM

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira (13), às 10h, e vão até as 23h59 do dia 27 de maio. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoE-nem) e o exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. O exame é destinado a estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas também pode ser feito como treinamento. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro passa a realizar a seleção dos candidatos para seus cursos a partir de 2014 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que computa as notas do Enem.

Hoje, mais de 80 instituições públicas federais e estaduais de Ensino Superior utilizam o resultado do exame no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A avaliação é também requisito para participação em programas como o Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A partir desse ano, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) passará a utilizar o Enem para seus vestibulares. A instituição divulgou nota informando que o Conselho de Ensino da Universidade Federal do Triângulo Mineiro aprovou a Resolução nº1/2013 que define a seleção de candidatos para as vagas oferecidas pela universidade por meio dos processos seletivos para ingresso em 2014. “Portanto, o estudante interessado em concorrer a uma vaga em um dos 24 cursos de graduação para as áreas de Saúde, Educação e Ciências Humanas e Sociais e Tecnologia da UFTM a partir de 2014 deve, obrigatoriamente, inscrever-se e fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições estarão abertas de 13 a 27 de maio”, informa.

De acordo com a assessoria de comunicação da UFTM, a medida foi tomada considerando a aprovação em 21 de fevereiro de 2013 em Reunião Ordinária do Conselho de Ensino pela adesão plena ao Sisu, regulamentado por Portaria Normativa do Ministério da Educação. “A seleção de candidatos será realizada no Sisu, nos prazos e critérios dos editais específicos publicados pelo Sisu/MEC e pela UFTM. Na ausência de edital de seleção pelo Sisu no 1º semestre de 2014, a seleção de candidatos para provimento das vagas em cursos de graduação oferecidos pela UFTM, com ingresso previsto para o 2º semestre de 2014, será feita por meio de Processo Seletivo próprio da UFTM”, ressalta a nota.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DE UBERABA

O povoamento da região de Uberaba teve início, no final do século XVIII, com sesmarias concedidas pela Capitania de Goiás, entre elas, a Fazenda das Toldas, ainda existente, concedida a Tristão de Castro Guimarães, e as Fazendas Santo Inácio, Ponte Alta e Bebedouro, concedidas, em 1799, ao Tenente Joaquim da Silva e Oliveira, irmão do Sargento-Mor Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, todas estas fazendas situadas ao sul da atual Uberaba.

O povoado de Uberaba, foi fundada, em 1809, pelo sargento-mor comandante da Companhia de Ordenanças do Distrito do Julgado do Desemboque da Capitania de Goiás, Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira.
A primeira casa de Uberaba, construída pelo Sargento-Mor Antônio Eustáquio, localizava-se na atual esquina da Praça Rui Barbosa com a Rua Artur Machado, do lado esquerdo de quem desce a rua Artur Machado.

Uberaba surgiu pela migração de familias que deixaram as já esgotadas regiões produtoras de ouro, porém fracas para agricultura, da Capitania d…

70 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL MINAS GERAIS

Fundada em 1944, a Escola Estadual Minas Gerais é uma das instituições de ensino mais tradicionais de Uberaba e completa esse mês 70 anos. Uma série de ações serão desenvolvidas dentro e fora da instituição no intuito de apresentar para a comunidade uberabense toda a sua história.
Estão sendo realizadas diversas ações como, postagem de fotos antigas de alunos e funcionários na tentativa de descobrir que são os personagens de grande história. Entrevistas com ex-alunos, elaboração de um jornal contato a trajetória do minas, a construção de uma capsula do tempo que será aberta daqui à 10 anos, entre outras.
Um destaque especial para criatividade dos grafiteiros que deram vida aos muros externo do colégio. Demonstrando a importante da intervenção artística de grafiteiros na vida urbana. 


O prédio foi construído em 1929 e até hoje mantém as mesmas características. Foi nele que funcionou o primeiro quartel militar da cidade. E desde de 2013, o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico d…