Pular para o conteúdo principal

UMA BREVE HISTÓRIA DE UBERABA - PARTE 4

No século XX, a cidade demonstra um crescimento da agricultura, da pecuária, da indústria e do comércio, atendendo as demandas nos aspectos econômicos, culturais e de serviços essenciais à população

No século XXI foi finalmente construída e entregue nova ponte ligando São Paulo a Minas Gerais e duplicado a rodovia BR-050 que liga o Delta a Uberaba, cortando as terras que foram do Tenente Joaquim da Silva e Oliveira e as de seu irmão o Capitão Domingos da Silva e Oliveira.

Em 2008, Nossa Senhora da Abadia passa a ser a padroeira de Uberaba. Sua devoção em Uberaba, na década de 1870 e 1880,  foi introduzida pelo Alferes Antônio Carrilho de Castro, capitalista e vereador, e pelo Capitão Euardo José de Alvarenga Formiga, oriundos de Iguatama-MG, onde Nossa Senhora da Abadia é a padroeira.

Hoje Uberaba representa um centro comercial dinâmico, uma agricultura produtiva, um parque industrial diversificado e uma planejada estrutura urbana.

Pensando no futuro a cidade aguarda a constução do gasoduto, com a canalização do gás a partir da cidade de São Carlos. O gás dará oportunidade para a criação da fábrica de amônia, essencial para fabricação de fertilizantes.

Uberaba espera entrar ainda mais no cenário mundial com investimentos da ordem de bilhões de reais e geração de milhares de empregos com a chegada da fábrica de amônia.

Segundo o ultimo levantamento do IBGE em 2012  a população de Uberaba é de 302.623 habitantes, a oitava mais populosa do estado e a 82ª mais populosa do Brasil, contando com mais de 175 bairros e um crescimento populacional de aproximadamente 3 000 habitantes por ano. É considerada uma cidade-polo e seu produto interno bruto é o 72° maior do Brasil.
 
Dada à importância histórica de 02/03/1820, quando a cidade foi elevada à Freguesia, o Município instituiu oficialmente como a data que se comemora o aniversário de Uberaba.

Essa foi uma breve história que a equipe do Zebunarede buscou para os seus seguidores no mês de comemoração do aniversario da nossa cidade de Uberaba.


Cidade de Uberaba. Foto: Reprodução internet

Fonte: http://madrinhadaserra.com/a-uberaba-do-nosso-tempo 
          http://homemculto.com/2008/10/28/historia-de-uberaba 
          http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,328 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - MENINO MESTIÇO

Por: André Montandon e Verônica Furtado

Natural de Uberaba, Guilherme de Oliveira Junior, mais conhecido como Menino Mestiço é tido como uma dos grandes letristas da região. Escrevendo desde 2007, suas letras fomentam reflexão, constroem diálogos e empodera aqueles que são invisibilizados pela sociedade. Atuante na cultura Hip-Hop desde 2011 através das batalhas de MCs, em 2015 conseguiu de forma independente distribuir sua primeira mixtape "Abençoado Seja o Que Acredita em Si Mesmo", contendo as canções "Cantiga de Roda", "Queijo Minas" e "Negro Não Nego" música que ficou em terceiro lugar no Festival de Música autoral de Uberaba. No ano seguinte, se consolida como promessa na região com sua segunda mixtape "Abençoado Seja o Que Acredita e Vai à Luta", com destaques para os sons "Sem Sinal de Vida", "Anos 2000" e "Gatilho da Revolução. O artista também é responsável por inúmeras atividades como apresentações p…

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL