Pular para o conteúdo principal

Consumo de energia aumenta no inverno

Com a chegada do inverno, os consumidores devem prestar atenção aos gastos com energia elétrica. Nesta época do ano, o uso de aquecedores, secadoras de roupas ou chuveiros tem aumento considerável. Este último é considerado um dos principais vilões da conta de luz.
 
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumo do chuveiro por hora varia de acordo com a posição da chave. Na posição inverno fica entre 4,5 e seis quilowatts-hora (kWh) e na posição verão cai para 3,5kWh. A sugestão é diminuir o tempo do banho e fechar o registro na hora de se ensaboar. Os secadores de cabelo também gastam bastante energia: o uso do aparelho por cinco minutos todos os dias gera um consumo mensal de 2,5kWh a 3,75kWh.

O uso da secadora de roupas aumenta no tempo frio, mas o aparelho consome entre 120kWh e 150kWh por mês, quando é utilizado uma hora por dia. O consumidor também deve ficar atento ao uso de ferro de passar e da lavadora de roupas, procurando acumular as roupas para lavar, secar e passar em uma única vez, reduzindo o uso dos aparelhos e o consumo de energia.

A orientação da Cemig é para o consumidor dar preferência a alguns tipos de eletrodomésticos na hora da compra. Segundo o engenheiro de Comercialização de Energia, Hamilton Rodrigues Ribeiro, a dica é olhar os selos do Inmetro/Procel, que mostram o consumo em kWh. O adesivo é encontrado nos aparelhos mais novos vendidos no mercado. Mesmo se o produto for mais barato, é importante observar quanto ele consome de energia. “Qualidade e preço baixo resumem a compra perfeita”, completa.

Confira dicas de economia da Cemig 

Chuveiro
- Este é um dos aparelhos que mais consomem energia na residência.
- O ideal é evitar o seu uso no horário de ponta, entre 17h e 22h.
- Mantenha o chuveiro na temperatura verão. A economia pode chegar a 30%.
- Controle seu tempo debaixo da água quente.
- Não aproveite ou emende resistências.
- Feche a torneira quando estiver se ensaboando.

Iluminação
- Evite acender lâmpadas durante o dia e use mais a iluminação natural.
- Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.
- Prefira as lâmpadas fluorescentes, pois elas duram mais e gastam menos energia.
- Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
- Utilize iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.

Geladeira
- Evite abrir a geladeira frequentemente.
- Retire de uma só vez os alimentos de que precisa.
- Não armazene alimentos ainda quentes.
- Mantenha a borracha de vedação sempre em bom estado.
- Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.
- Quando for comprar geladeira ou freezer, observe se o produto tem o Selo Procel de Economia de Energia.

Ferro elétrico
- Evite ligar o ferro elétrico no mesmo horário que muitos outros aparelhos estiverem ligados. Ele sobrecarrega a instalação elétrica.
- Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas e passá-las de uma só vez.
- Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido.
- Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor.
- Não deixe o ferro ligado sem necessidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - SUPLA

Por: André Montandon e Verônica Sousa



EDUARDO? SUPLA? PAPITO? CHAMPS!

Com mais de 1.800 shows, 190 músicas, 48 clipes, 17 discos em seus 30 anos de carreira. Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy, iniciou aos 14 anos de idade tocando bateria na banda Os Impossíveis. Mais tarde, entrou para a banda Metrópolis, mas logo foi convidado para ser o vocalista da banda Tokyo - onde teve grande destaque no cenário nacional. 
Em 2009 Supla e seu irmão João, decidiram formar o Brothers Of Brazil, com o qual ganharam destaque internacional e realizaram só entre o Reino Unido e os EUA mais de 250 shows. De volta a carreira solo em 2016, o artista lançou esse ano o álbum bilíngue, "Illegal". E Uberaba, teve a oportunidade de conferir um pouco desse novo trabalho, no show realizado no dia 18 de maio na Casa de Giulietta, onde Supla foi acompanhado pela banda Dillinger. Aproveitamos essa visita para bater um papo com esse ícone do rock nacional. Confira:
- Como foi o processo de criação do seu …

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - MENINO MESTIÇO

Por: André Montandon e Verônica Sousa

Natural de Uberaba, Guilherme de Oliveira Junior, mais conhecido como Menino Mestiço é tido como uma dos grandes letristas da região. Escrevendo desde 2007, suas letras fomentam reflexão, constroem diálogos e empodera aqueles que são invisibilizados pela sociedade. Atuante na cultura Hip-Hop desde 2011 através das batalhas de MCs, em 2015 conseguiu de forma independente distribuir sua primeira mixtape "Abençoado Seja o Que Acredita em Si Mesmo", contendo as canções "Cantiga de Roda", "Queijo Minas" e "Negro Não Nego" música que ficou em terceiro lugar no Festival de Música autoral de Uberaba. No ano seguinte, se consolida como promessa na região com sua segunda mixtape "Abençoado Seja o Que Acredita e Vai à Luta", com destaques para os sons "Sem Sinal de Vida", "Anos 2000" e "Gatilho da Revolução. O artista também é responsável por inúmeras atividades como apresentações par…