Pular para o conteúdo principal

Morre ex-vice-presidente da República José Alencar



O ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva faleceu ontem, aos 79 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele havia se internado na tarde de segunda-feira (28) após sentir fortes dores abdominais, quando foi diagnosticado um quadro de obstrução intestinal. A morte foi confirmada pelo diretor-técnico do Sírio-Libanês, Antônio Carlos Onofre de Lira, e pelo diretor-clínico Paulo Ayrosa Galvão, através de nota oficial afirmando que José Alencar morreu às 14h41 “em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos”.

O ex-vice-presidente lutava há treze anos contra a doença. Nos últimos meses, o quadro clínico se complicou e ele passou por sucessivas internações. A última, no fim do ano passado, durou 33 dias – tendo inclusive passado o Natal e o ano-novo no hospital. No dia 25 de janeiro, ele deixou o hospital para receber homenagem pelo aniversário de São Paulo e no dia seguinte recebeu autorização da equipe médica para permanecer em casa. Durante este período, José Alencar cogitou a hipótese de ir para a posse da presidente Dilma Rousseff (PT) em Brasília, mas acabou desistindo da viagem. 

José Alencar possui longa história com Uberaba. A última vez que compareceu à cidade foi no dia 4 de maio do ano passado para a abertura oficial da 76ª ExpoZebu, representando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na época, ele destacou o trabalho da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu como de “vanguarda” para manutenção da genética do rebanho brasileiro.

No dia 17 de março, na assinatura do protocolo de intenções para a implantação da fábrica de amônia e do gasoduto, o ex-vice-presidente foi a pessoa mais citada pelas autoridades, inclusive pela presidente Dilma Rousseff (PT), pelo empenho que teve na viabilidade dos dois investimentos. Por conta do tratamento contra o câncer, ele não pôde comparecer à solenidade, porém encaminhou uma carta ao prefeito Anderson Adauto (PMDB) justificando a ausência. José Alencar afirmou que a conquista do gasoduto e da fábrica de amônia deve-se ao empenho e determinação com aqueles que se dedicaram à causa. 

José Alencar foi agraciado com o Título de Cidadania Uberabense em 1976, cuja autoria foi do então vereador  Homero Vieira de Freitas. Em 1998, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, de iniciativa do ex-vereador e agora deputado estadual, Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB), durante a presidência de Ademir Vicente e, no ano passado, foi autorizada a concessão da Medalha Major Eustáquio. A homenagem seria entregue  durante a passagem dele pela cidade para a abertura da ExpoZebu, no ano passado, mas José Alencar foi embora de última hora, por questões pessoais.

Nesta quarta-feira, o corpo de Alencar estará em Brasília para as últimas homenagens. Amanhã, será realizado o velório em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade. O enterro acontece no início da noite, no cemitério do Bonfim, também na capital mineira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL 🎭

  Confira os principais eventos desse final de semana em Uberaba. Tentaremos manter a lista o mais atualizada possível, adicionando novos eventos à medida que eles forem sendo confirmados. Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter :  @zebunarede

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL 🎭

  Confira os principais eventos desse final de semana em Uberaba. Tentaremos manter a lista o mais atualizada possível, adicionando novos eventos à medida que eles forem sendo confirmados. Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter :  @zebunarede